Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mandu Ladino: herói indígena será tema de filme

    O Brasil está prestes a conhecer a história de um herói injustiçado. Lançado em 2006, e já na 2ª edição, o livro Mandu Ladino, de autoria do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Anfrísio Lobão Castelo Branco, será roteirizado para o Cinema,pela produtora do ator Paulo Betti. O fillme revelará um personagem piauiense, que, entre os séculos XVII e XVIII, lutou contra a colonização branca que o transformou num índio manso foi escravo de fazendeiros, tornou-se líder e morreu, em 1716, como guerreiro , no Porto das Barcas, em Parnaíba.

    A história do Mandu sempre me chamou a atenção, desde a escola primária, quando ele era apresentado como um índio perigoso,um matador de brancos. Minha pesquisa me levou à real trajetória dele. Na visão dos brancos, Mandu Ladino foi um índio assassino, que causou grandes prejuízos em vidas e bens aos colonizadores de então. Esta é a história dos vencedores, escreveu o autor no prefácio. Ocorre que, se olharmos a ótima dos nativos, os vencidos, o que vamos ter diante de nós é um personagem épico, heróico, vulto incomparável em sagacidade e destemor, afirma. Mandu Ladino, cujo sobrenome significa (esperto) foi criado numa aldeia missionária de padres capuchinhos, provavelmente na Paraíba ou Pernambuco. Naquela época, os colonizadores causavam terror às tribos. Os homens eram mortos, as mulheres aprisionadas para serem escravas,inclusive sexuais, e as crianças, eram retiradas das aldeias e levadas para as missões católicas.

    Após passar a infância entre os padres, ao completar 14 anos de idade, Mandu teria fugido da Missão vindo para o Piauí, para as imediações do município de Alto Longá.Ao chegar, foi aprisionado, passando a trabalhar como escravo-fazendeiro, até que escapou, durante um ataque de índios selvagens à Fazenda. A fuga terminou na tribo dos Aranis, onde Mandu mostrou sua liderança e tornou-se cacique. Começava o período, que deu a ele, a fama de aterrorizar os brancos. Promoveu revoltas contra colonos e fazendeiros que tentavam se apoderar das terras que compreendiam as margens do Longá e baixo Parnaíba, na região norte do estado.

    O que faz de Mandu Ladino um personagem complexo é que, seus ideais são nobres,como os de todos os heróis. Ele lutou bravamente contras os invasores de sua terra e pela liberdade de sua gente, até morrer, no Porto das Barcas, em Parnaíba.

    A publicação, que mescla romance e resgate histórico, é fruto de sete anos de pesquisas, desenvolvida entre 1999 e 2006. O trabalho é um importante resgate da história do extermínio indígena no Piauí, uma temática que não é abordada nas escolas e está restrita, apenas, aos historiadores e pesquisadores. A popularização, através do Cinema, será uma boa oportunidade para divulgar o trabalho.

    Anfrísio Lobão cedeu os direitos autorais e deve participar da elaboração do roteiro, como colaborador. Os produtores, além de Paulo Betti, a filha dele, a diretora Mariana Betti, já visitaram locações em Sete Cidades, Delta do Parnaíba e as Fazendas de Campo Maior. A produção está na fase de captação de recursos.

    Para o autor, apesar da devastação das tribos indígenas, a tradição da raça ainda é muito forte no estado. Objetos, alimentos e até expressões do vocabulário piauiense permanecem incorporadas ao nosso dia a dia. Alguns exemplos são a abóbora e o milho, palavras como cunhã (mulher) e hábitos, como a rede. Eu mesmo prefiro dormir de rede. Quando viajo, é sempre uma dificuldade enfrentar a cama no hotel, conta o conselheiro.

    • Publicações555
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mandu-ladino-heroi-indigena-sera-tema-de-filme/100465254

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)